sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Data-base 2018: Governo apresenta proposta para EGR e ASCAR-EMATER/RS




Esta sexta-feira (21/12) foi dia de negociar com o governo do Estado a data-base da EGR e ASCAR-EMATER/RS. A reunião teve a participação do SESCON-RS, como sindicato patronal reconhecido pelo Estado no caso destas duas instituições.

No encontro, o governo apresentou sua proposta, que em muito se parece com a que foi oferecida às fundações, porém, com algumas especificidades. Os negociadores adiantaram, inclusive, que a sugestão do SEMAPI de mudar o valor da multa diária (para o caso de atraso no pagamento) de 1/8 de dia de salário para 1/6, é aceitável e foi acatada.



Principais pontos da proposta

As cláusulas com repercussão financeira têm exatamente a mesma redação que as apresentadas para as Fundações, com índice de reajuste de 1,76% relativo ao INPC do período. Os valores devidos deverão ser pagos durante janeiro de 2019, com retroatividade a 1º de junho de 2018.

O governo propôs que apenas 13 Representantes de Área tenham estabilidade sindical, hoje são 26. Isto foi criticado pelo SEMAPI, bem como a limitação de 6 reuniões para liberação de atividades sindicais (sugerimos que sejam 12).

Quanto à questão do Plano de Carreira da EMATER, o governo propõe que a diretoria da Empresa possa modificar. Explicamos que dessa forma a comissão paritária perde força, por isso, propusemos outra redação: que a direção possa aprovar ou não, mas sem o poder de fazer alterações.

Outro ponto controverso é a liberação para as Associações: o Estado propõe que seja de apenas 1 representante entre todas as entidades. Salientamos que, no caso da EMATER, é graças ao trabalho dos sindicatos e das associações que a Empresa se mantém forte até hoje. Solicitamos então que seja mantida a redação anterior, com a liberação a todas as associações.


Próximos passos

Como a reunião tinha término definido, por conta da agenda dos negociadores do governo, muitas questões não puderam ser debatidas, especialmente com relação à EGR. Desta forma, assim como no caso das fundações, serão feitos apontamentos e ajustes na proposta - conforme nossos contrapontos – para envio por escrito aos negociadores. A resposta do governo deve retornar na segunda-feira (24/12).

A reunião para avaliar a proposta com o Fórum de Representantes de Base está marcada para o dia 26/12, às 9h, no SEMAPI. A assembleia para avaliar a proposta construída será feita juntamente com as demais: 26/12, às 15h, na sede do Sindicato (Travessa Alexandrino de Alencar, 83, Azenha – POA). Contamos com a participação de todos e todas.

Nenhum comentário: