terça-feira, 6 de setembro de 2016

Data-Base 2016: SEMAPI e SESCON têm nova rodada de negociação


Na tarde desta terça-feira (6/9), SEMAPI e SESCON-RS voltaram a se encontrar para negociar a data-base 2016 do setor privado. Foi a vez do SEMAPI defender sua contraproposta, elaborada após diálogo com a categoria.

Na mesa de negociação, o Sindicato ressaltou que não abre mão do pagamento integral da inflação do período (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC), e pediu o reajuste de 10% para os salários e os pisos, com retroatividade a maio deste ano. Também foi destacado o custo da alimentação para trabalhadores e trabalhadoras, que motivou o pedido de reajuste de 18,42% nos vales alimentação e também no auxílio-rancho.

Sobre a cláusula que trata do abono de falta para consulta médica, o SEMAPI continua reivindicando que sejam 15 dias ao ano, sem limite de dias por mês. O Sindicato também reforçou a proposta de aplicar o pagamento do triênio, ao invés do quinquênio, como é hoje.

No caso do abono de falta para acompanhar o filho estudante, em vez de compensar, como propuseram os patrões na última reunião, o SEMAPI propôs que haja abono das duas primeiras horas, passando a ter compensação só a partir da 3ª hora de ausência no trabalho. Outra cláusula que já vem sendo reivindicada há anos, o auxílio-creche foi defendido como um benefício que é uma proteção para a criança, não apenas para a mulher, e é inadmissível que, numa categoria com tantas mulheres, elas precisem trabalhar sem essa garantia.



Outra cláusula destacada foi a referente ao acesso do dirigente sindical à empresa, já que muitas sequer permitem que o diretor do sindicato entre na instituição para conversar com trabalhadores e trabalhadoras. Todas as outras cláusulas foram reafirmadas, e o sindicato patronal marcou uma nova reunião para dar sua resposta, no dia 21/09, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168, POA). Participe! A mobilização da categoria tem mostrado resultados e sua participação é decisiva.








Nenhum comentário: