quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Data-Base 2018: SEMAPI contrapõe o governo estadual



Na manhã desta quarta-feira (29/8), aconteceu mais uma reunião de negociação entre SEMAPI e governo do Estado, pela data-base deste ano. Na ocasião, o Sindicato defendeu sua contraproposta, que já havia sido encaminhada para os representantes do Piratini, com os devidos argumentos.

Entre os destaques apresentados, estão a não aceitação da diminuição da multa por atraso de salário, da diminuição da quantidade de representantes e dirigentes sindicais liberados, e das mudanças na Folga Extra Mensal (FEM) para os trabalhadores da FASE e FPE, o que interfere diretamente na saúde do trabalhador e da trabalhadora. Com relação à jornada de trabalho 12/36 (trabalha 12 horas e folga 36), foi pedido para que se tenha como clausular as excepcionalidades de situações. O governo solicitou que o sindicato encaminhe uma sugestão alternativa de redação para esta cláusula.


Diversas outras questões foram levantadas pelo SEMAPI, e devidamente justificadas, pois a lista de retirada de direitos era grande. Dessa forma, o governo ficou de analisar com calma tudo o que foi apresentado e uma nova reunião deve ser agendada na próxima semana, quando o Executivo anunciará sua contraproposta à data-base 2018.


Nenhum comentário: