terça-feira, 12 de julho de 2016

Data-base 2016: Setor Privado tem primeira reunião de negociação



Na tarde desta terça-feira (12), integrantes do SEMAPI (o sindicato que representa os trabalhadores), e do SESCON-RS (o sindicato patronal), se reuniram para negociar a convenção coletiva de trabalho de 2016. No encontro, o SEMAPI apresentou e defendeu a pauta com as reivindicações da categoria para a data-base deste ano, aprovada pelos trabalhadores em assembleia.

A pauta está dividida em três partes: as claúsulas mantidas, que contém os direitos já conquistados em negociações anteriores, as cláusulas melhoradas, com reajustes financeiros e melhorias na redação de reivindicações sociais, e as cláusulas novas, surgidas a partir de demandas dos trabalhadores. Ao todo, são 92 as que serão debatidas na data-base 2016.



Entre os destaques reivindicados, estão o reajuste salarial com o pagamento integral (9,83%) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que mede a variação dos gastos da população e serve como base para a reposição salarial – mais 5% de ganho real. Além disso, o SEMAPI reivindica o auxílio-creche, o vale cultura, a licença paternidade de 20 dias, a dispensa para acompanhamento escolar, entre outras.

O Sindicato ressaltou que cláusulas relacionadas aos filhos não são tratadas como privilégios, mas como direitos, uma forma de cuidar do futuro do Brasil. A licença maternidade, por exemplo, não é um benefício para a mãe apenas, mas para o bebê. Cuidar das nossas crianças é uma questão de saúde.

Os representantes do sindicato patronal disseram que vão avaliar melhor as propostas e dar um retorno na próxima reunião, agendada para o dia 21 de julho, às 15h30. Como de costume, o encontro será na sede do SESCON-RS (Rua Augusto Severo, 168 – Porto Alegre). Contamos com a participação de vocês!



Nenhum comentário: