quarta-feira, 21 de maio de 2014

Data-Base 2014: SEMAPI rejeita proposta da EPTC e articula reuniões com a categoria


Finalmente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deu um retorno quanto às cláusulas com repercussão financeira defendidas pelo SEMAPI na Data-Base deste ano.  A reunião de negociação ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), quando o Sindicato rejeitou a proposta da empresa e já articulou encontros com a categoria.

A proposta da EPTC, negociada junto ao Comitê de Política Salarial do município, é de 6,28% de reajuste salarial, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este índice seria parcelado: 2,5% retroativo a maio e 3,78% a partir de janeiro de 2015. As demais cláusulas com repercussão econômica seriam reajustadas pelo IPCA integral (6,28%) a partir de maio.



O SEMAPI não concordou com o que foi apresentado e reforçou a proposta de um abono salarial de R$200 para todos os trabalhadores, como forma de minimizar a maneira discriminatória com que a categoria foi tratada nas negociações de 2013, quando os agentes de trânsito receberam reajuste no adicional de risco de vida de 5%, mais 5% em 2014. Os negociadores da EPTC reconheceram que a categoria está insatisfeita, sentindo-se discriminada e, por isso, agendaram uma nova reunião com a prefeitura para voltar a debater os índices. As próximas reuniões de negociação com a EPTC já foram marcadas: no dia 28 de maio, às 10h, serão discutidas apenas as cláusulas sociais e no dia 4 de junho, também às 10h, voltarão à pauta as cláusulas com repercussão financeira.

Para explicar melhor os passos da negociação e organizar a mobilização da categoria, o SEMAPI vai realizar reuniões com os trabalhadores. O primeiro encontro será na sexta-feira (23), às 12h, na Sede Operacional (Rua Gênova, 170). O segundo encontro acontece na segunda (26), às 12h30, no Centro de Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Erico Verissimo, 100), em frente ao refeitório, reunindo também os trabalhadores da sede. Participe!


Nenhum comentário: