quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Setor Público: governo finalmente começa a negociar


Pela primeira vez desde o início das negociações, o governo do Estado trouxe uma proposta financeira para os trabalhadores das Fundações, da ASCAR-EMATER/RS, da UERGS e da EGR. No encontro ocorrido na tarde desta quarta (28), um índice foi apresentado, embora englobando uma proposta ainda muito aquém do que o SEMAPI julga justa para a categoria.

De acordo com os negociadores do governo, a ideia é oferecer metade da inflação do período, a partir de setembro deste ano. O Sindicato prontamente rechaçou a proposta, visto que não há clareza sobre como proceder para ganhar o restante do índice. Além disso, as perdas entre junho e setembro também precisam ser repostas, o que não está contemplado na fala governamental.



Outros pontos de tensionamento foram a mudança na compensação de horas-extras, que atualmente é semanal e o governo quer que seja mensal, e o atrelamento da negociação de folga extra mensal da FASE e da FPE à Convenção Coletiva. O SEMAPI acredita que é impossível condicionar um acordo coletivo a uma questão individual, e argumentou que essa postura pode dificultar as negociações.
Confira aqui o áudio do informe da diretoria.





Nenhum comentário: