quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Data-Base 2014: negociação avança, mas proposta do governo ainda é insuficiente



A proposta apresentada pelo governo do Estado na reunião desta terça-feira (9) contém melhorias em relação à proposta anterior, mas ainda não contempla as necessidades da categoria. Por isso, o Fórum de Representantes de Base do SEMAPI se reuniu na manhã da quarta (10), na sede do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetros), para debater o que foi oferecido e definir estratégias de mobilização.

No encontro com o governo, o Sindicato reiterou a necessidade de cumprir a agenda de negociação e ressaltou as cláusulas mais significativas, conforme acordado junto ao Fórum e apresentadas também à Casa Civil na reunião do dia 3/9. Entre os temas que ainda não foram ponderados pelo governo está o aumento nos vales alimentação/refeição, como forma de recuperar o poder de compra, e o aumento do percentual de promoções anuais aos trabalhadores da ASCAR-EMATER/RS.



Entre os avanços apresentados na proposta estão a busca de solução para a readequação salarial aos trabalhadores da extinta CORLAC, a criação de uma comissão paritária para elaborar proposta para o fundo de aposentadoria complementar e o direito do representante legal de pessoa com deficiência ser beneficiado com a redução de 50% na carga horária para quem trabalha 40 horas ou mais. Com relação ao reajuste salarial, o Estado apresentou um aumento relativo ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (6,078%), estendendo-se a todas as cláusulas com repercussão financeira.

O Fórum definiu que serão realizadas diversas reuniões com a Casa Civil, secretarias do Estado, com a direção da EMATER e também das Fundações. Além disso, serão feitas mobilizações nas instituições para explicar a negociação e chamar a categoria para a próxima reunião, marcada para o dia 17 de setembro, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168 – Porto Alegre). Converse com o representante de base no seu local de trabalho para mais informações. Contamos com o apoio de todos para que esta negociação avance. Vem jogar no nosso time!










Nenhum comentário: