quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Data-base 2020: governo apresenta nova proposta sem avanços

O governo do Estado apresentou uma nova proposta para a data-base deste ano que retira direitos e desrespeita a categoria. Por conta disso, uma reunião de mediação está agendada para o dia 9 de dezembro, para tentarmos distensionar esta negociação junto à Justiça do Trabalho.

Entre os principais pontos do que foi apresentado pelo governo está a manutenção da extinção da Folga Extra Mensal (FEM) para trabalhadores da FASE e FPE. Nesta questão, lembramos que o Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, havia se comprometido a interceder junto ao Piratini para que o benefício fosse mantido, no entanto, parece que o governo não quis mudar de ideia. Sobre a cláusula que trata do reajuste salarial, o governo continua reconhecendo o pagamento do índice, mas não aborda sobre as demais cláusulas com repercussão econômica.

Na EMATER, a proposta prevê: licença adoção de 180 dias (atualmente é de 120), licença paternidade de 6 dias (atualmente é de 5 dias), e melhorias nos percentuais da integralização do auxílio-doença, mas que sequer chegam perto do que é oferecido às fundações, mantendo os aposentados pelo INSS impedidos de obter este benefício.

Por tudo isso, nossa mobilização precisa continuar e se fortalecer, então programe-se: no dia 8 de dezembro haverá a carreata por direitos para todos os trabalhadores e as trabalhadoras do setor público (fundações, UERGS, EGR e EMATER). Participe! Nosso trabalho tem valor!

Nenhum comentário: