sexta-feira, 20 de julho de 2018

Data-Base 2018: SEMAPI e EPTC se reuniram nesta sexta-feira




Sindicato, trabalhadores e representantes da gestão da EPTC se reuniram nesta sexta-feira (20/07) para negociar a data-base da categoria representada pelo SEMAPI. No encontro, a empresa acenou com algumas concessões, mas ainda sem nenhuma novidade quanto ao reajuste salarial.

A reunião iniciou com o SEMAPI apresentando as justificativas quanto às cláusulas novas. Logo depois, a EPTC deu retorno quanto às demandas que estavam pendentes de avaliação, como a cláusula que trata da folga dupla, que foi negada novamente pela empresa, permanecendo a redação atual. O SEMAPI solicitou que a empresa reconsidere esta negativa, visto que outra categoria vinculada à EPTC já obteve o mesmo benefício.

A cláusula que trata da dispensa para doação de sangue foi aprovada, limitada a uma por semestre. Quanto à dispensa para acompanhamento escolar, a EPTC propôs que sejam até quatro vezes ao ano, limitada a duas horas. A licença luto de 5 dias também foi negada pela empresa, que ainda voltou a defender a proposta de pagamento no 5º dia útil a partir de 2019.



No vale alimentação, a EPTC propôs reajuste de 2,76%, retroativo à data-base (maio de 2018). A empresa também negou o pedido de ajuizamento de dissídio, decisão que foi rechaçada pelo sindicato, que salientou a necessidade de ter uma proposta de reajuste salarial até a próxima semana, pois a não autorização para ajuizamento de dissídio fragiliza o encaminhamento da aprovação pelos trabalhadores do que foi até então ajustado, com possibilidade, inclusive, de resultar em paralisação da categoria. O Sindicato também reforçou que há uma ação liminar que garante o pagamento dos salários no último dia útil do mês, e que terá que ser submetida à categoria a desistência ou não da referida proposta.

A EPTC ficou de encaminhar um retorno quanto ao índice e o dissídio até a segunda-feira (30/07), quando será realizada mais uma reunião de negociação. O encontro será às 10h na sede administrativa da empresa (Rua João Neves da Fontoura, 7, Porto Alegre).



Nenhum comentário: