quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Data-base 2017: Sem resposta sobre negociação, EPTC prepara greve



Trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), exceto os agentes de fiscalização, começam a preparar uma grande greve da categoria. A iniciativa decorre da falta de avanços e contra a retirada de direitos na data-base deste ano.

Reunião

Depois de inúmeras reuniões com a diretoria da empresa, lamentavelmente, não houve nenhuma proposta oficial da prefeitura de Porto Alegre. Na negociação desta quarta-feira (01/11), representantes da gestão informaram que o Comitê de Despesa com Pessoal não deu resposta concreta sobre a pauta de reivindicações apresentada pelo SEMAPI e, inclusive, sinalizou que a intenção é reduzir alguns pontos já garantidos em anos anteriores.

O Sindicato comentou que esta situação é uma mistura de falta de conhecimento com má vontade e desrespeito com servidores e servidoras. O SEMAPI informou que vai procurar integrantes do Comitê para conversar, mas salientou que não quer romper a mesa de negociação, e frisou: “É certo que não vamos abrir mão dos direitos já conquistados.”


Greve

Frente à falta de diálogo e à resistência por parte do Comitê de Despesa o recado que fica é de pressão por parte da Prefeitura, empurrando a categoria para uma paralisação. Estes funcionários – que não estão sendo valorizados e respeitados como devem – têm um trabalho extremamente importante para a cidade, e a falta destes serviços pode transformar a capital num caos. Não queremos isso, apenas reivindicamos o que é nosso direito: a recomposição da inflação do período. Isso é o mínimo!

Com a greve, os serviços de implantação e manutenção de toda a sinalização de trânsito, como sinaleiras, faixas de segurança e placas de sinalização, ficam paralisados, bem como a elaboração e a execução de projetos de mobilidade urbana, o atendimento ao cidadão, a manutenção de estacionamentos alternativos, o controle das passagens escolares e vistoria dos veículos de transporte coletivo, entre outros.

Uma nova reunião com a gestão deve acontecer na quinta-feira (9/11), às 14h, estamos chamando os trabalhadores e trabalhadoras para uma mobilização em frente à sede (Rua João Neves da Fontoura, 7), no mesmo dia e horário. Comissões devem ser formadas na semana que vem entre a categoria para organizar esta greve. Contamos com a participação de todos e todas para preparar esta mobilização. Vamos mostrar para a sociedade que a EPTC não está sabendo valorizar seus trabalhadores e suas trabalhadoras! Juntos somos mais fortes!


Nenhum comentário: