terça-feira, 21 de novembro de 2017

Data-base 2017: Prefeitura se compromete a rever negociação da EPTC



Na reunião de mediação que ocorreu na tarde desta terça-feira (21/11), representantes da Prefeitura de Porto Alegre se comprometeram a rever a negociação que está sendo feita entre a Empresa Pública de transporte e Circulação (EPTC) e o SEMAPI pela Data-Base 2017. Os advogados do município disseram que a situação das finanças da capital é temerária, mas que, se houver alguma possibilidade de incremento nas receitas, é possível pensar em reajustes.

O Sindicato ratificou na mesa que a Convenção Coletiva é uma conquista árdua da categoria, e que não será aceita retirada de direitos. "Estamos em estado de greve, mas não queremos que a greve volte. Desejamos resolver esta negociação da melhor forma possível", frisou um representante do SEMAPI.



Proposta

De acordo com os representantes da Prefeitura, o município está com ausência de recursos e, hoje, consegue garantir apenas as cláusulas puramente sociais. No entanto, se for possível realocar valores, retirando algumas despesas, seria viável revertê-los em benefícios para trabalhadores e trabalhadoras.

Após manifestações da Empresa e do governo municipal o Sindicato disse achar razoável levar esta proposta para a categoria, com garantia de preservar as cláusulas sociais sem repercussão financeira, negociar a readequação de alguns pontos, e tentar avançar em algum índice de reajuste salarial.

Assim, as partes se comprometeram a se reunir novamente no dia 23/11, para discussões relativas ao ajuste das cláusulas sociais e posterior encaminhamento ao Comitê de Despesas com Pessoal. Também devem ser discutidas cláusulas referentes a possíveis reflexos da nova legislação trabalhista. Caso seja necessário, uma nova audiência de mediação será agendada no Tribunal Regional do Trabalho.






Nenhum comentário: