quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Data-Base 2017: Governo propõe pagamento e SEMAPI chama Assembleia



O governo do Estado, finalmente resolveu pagar os retroativos devidos aos trabalhadores e trabalhadoras do setor público (Fundações, EGR, UERGS e ASCAR-EMATER/RS) e ainda apresentou uma proposta para o pagamento do resíduo de 4,68% referente à data-base de 2016. Para deliberar sobre a proposta do pagamento do residual, o SEMAPI está convocando toda a categoria para uma Assembleia no dia 29/11, às 14h30, no salão da Igreja Pompéia (Rua Barros Cassal, 220, Porto Alegre).

Entenda

A data-base da categoria é junho, por isso, desde antes deste mês o SEMAPI encaminhou a pauta com as reivindicações para o governo do Estado e SESCON, sindicato patronal, pedindo que fosse agendada a primeira reunião de negociação. Apesar dos inúmeros esforços e convites, o governo não quis negociar, obrigando os dois sindicatos a negociarem sozinhos a data-base do setor público, que ocorreu juntamente com a do setor privado.

A negociação foi fechada e aprovada em assembleia de trabalhadores e trabalhadoras, com limite para que fosse feito o pagamento até 10/10, o que não ocorreu. Desta forma, conforme previsto na Convenção Coletiva, o SEMAPI notificou o SESCON para que fosse cumprido o acordado.

Quanto ao índice residual de 4,68% da data-base do ano passado (devidos apenas ao setor público), ficou acertado que seria negociado posteriormente. Neste sentido, no dia 10/11, o SEMAPI voltou a negociar com o SESCON.
Paralelamente, o Sindicato tentava conversar com o governo para que o pagamento, que já estava convencionado fosse efetivado, pois uma batalha judicial neste momento não é oportuna para ninguém. Assim, nesta quinta-feira (23/11), o governo, por meio do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), apresentou ao SEMAPI uma proposta de pagamento da data base de 2017.

Proposta do governo

  •          Retroativo do INPC será pago em 11/ 12/2017, em folha suplementar (3,35%)
  •          Reajuste salarial será atualizado em folha no mês de dezembro
  •          Vale alimentação (retroativo) será pago de acordo com a programação de cada Fundação (3,35% retroativo a junho e 2% a partir de outubro)
  •          Quanto ao resíduo de 4,68%, referente à data base de 2016, a proposta que deve ser apreciada pela assembleia é:

2% em março de 2018 e 2,62% em outubro de 2018

Nenhum comentário: