quarta-feira, 4 de julho de 2018

SETOR PÚBLICO - Data-Base 2018: Governo Sartori apresenta proposta decepcionante


Representantes do governo do Estado estiveram na nova sede do SEMAPI, nesta quarta-feira (4/7), para negociar a data-base de trabalhadores e trabalhadoras do setor público (Fundações, UERGS, EGR e ASCAR-EMATER). Na reunião, o governo apresentou sua proposta para esta negociação, baseada na pauta de reivindicações entregue pelo Sindicato.
Considerada decepcionante pelo SEMAPI, a proposta do governo inclui o pagamento do reajuste salarial (INPC=1,76%) somente em dezembro de 2018 (sem retroatividade da data-base, que é junho), a exclusão da folga extra mensal para a FASE e FPE, a diminuição da multa por atraso no pagamento de salários, além da negociação em separado para a EGR e a EMATER. O texto possui ainda outras drásticas retiradas de direitos, como a liberação para representantes e dirigentes sindicais, mudança na forma de pagamento do piso salarial regional, e auxílio-rancho e alimentação pagos proporcionalmente apenas para os dias em que não houver faltas injustificadas.


O SEMAPI destacou que, apesar de ser uma proposta insatisfatória, não é surpreendente, pois este governo vem há quatro anos tratando os trabalhadores com total desrespeito. Como se não bastasse todo o retrocesso que já tivemos, o governo Sartori quer dar mais uma facada no sindicalismo, diminuindo a representação junto à categoria.
O SEMAPI ficou de analisar melhor a proposta e levar para apreciação do Fórum de Representação de Base. Ficou acordado que a próxima reunião de negociação deve ocorrer na semana entre 16 e 20 de julho. Avisaremos em nossos meios de comunicação para que toda a categoria possa participar. Cartão vermelho pro retrocesso!







Nenhum comentário: