sexta-feira, 6 de julho de 2018

Data-Base 2018: SEMAPI e EPTC voltam a negociar


Na tarde desta quinta-feira (5/7), SEMAPI, representantes dos trabalhadores e diretores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) voltaram a se reunir para negociar a data-base da categoria. No encontro, a empresa deu retorno sobre algumas cláusulas que estavam pendentes.



Mais uma vez, não houve nenhuma sinalização de reposição salarial por parte da Prefeitura. Por conta disto, o SEMAPI informou que, se até a próxima reunião não tivermos um indicativo de índice de reajuste, o Sindicato entrará com ajuizamento de dissídio coletivo, como já ocorrido em 2017, mas sem prejuízo de renovação das cláusulas sociais. O SEMAPI destacou que não é uma prática habitual, mas que não quer que a categoria fique esperando por algo que não virá, como ocorreu na negociação passada.

Sobre a questão da isonomia da folga dupla, dada aos agentes de fiscalização, a EPTC disse que pretende retirar a cláusula e, por isso, acenou com a negativa também para os demais trabalhadores representados pelo SEMAPI. Quanto à extensão da licença nojo de 2 para 9 dias, a empresa negou, mas o sindicato contrapropôs 5 dias, o que deve ser analisado novamente pela gestão.

Outra cláusula negada foi a folga de dois dias para quem doar sangue, mas novamente o sindicato solicitou uma nova redação, mudando para duas por ano, limitado a um dia/doação por semestre. Outras cláusulas continuam em análise, e algumas aguardam a redação final dos assessores jurídicos. Para dar retorno a todas as questões, a próxima reunião foi marcada para o dia 20 de julho, às 10h, na sede da EPTC (Rua Ernesto da Fontoura, 7, Porto Alegre).




Nenhum comentário: