terça-feira, 24 de julho de 2018

Data-Base 2018: SEMAPI contesta proposta do governo




Na manhã desta terça-feira (24/07), o governo do Estado veio até a sede do SEMAPI para mais uma reunião de negociação, dentro da data-base 2018. No encontro, que contou com a participação massiva da categoria, o Sindicato rebateu a proposta do governo, que continha diversas retiradas de direitos.

Entre os destaques defendidos estão a Folga Extra Mensal (FEM) para os trabalhadores da FASE e FPE, a diminuição da multa para caso de atraso de salários, mudança na forma de pagamento do piso salarial regional, alterações no vale alimentação e auxílio-creche, e a redução da liberação sindical. O SEMAPI salientou que, se o governo não pode melhorar as cláusulas, por conta do período eleitoral, que ao menos garanta as conquistas provenientes da luta de tantos anos.

Também foi destacado pelos representantes do SEMAPI que "diminuir a representação sindical é dizimar o sindicato."  Precisamos de uma diretoria e de um sindicato forte para que possamos defender os direitos dos trabalhadores, ressaltaram, lembrando que muitos problemas da própria gestão são resolvidos pela diretoria do sindicato.



A mesa de negociação dos trabalhadores também salientou que não acredita no discurso de uma Estado quebrado, visto que o governo Sartori gastou milhões em publicidade – que, ainda por cima, não é condizente com a realidade. O SEMAPI também se mostrou aberto a rediscutir as cláusulas novas, para que não haja nenhum tipo de perda de direitos.

O governo pediu que esta contraproposta apresentada pelo sindicato seja formalizada num documento, e disse que todas as colocações feitas serão levadas para avaliação do Piratini. Os representantes do Estado se mostraram sensíveis às argumentações do SEMAPI e reconheceram que terão de reajustar algumas questões.

O sindicato irá formalizar a contraproposta para que uma nova reunião de negociação seja marcada. Parabenizamos a categoria, que atendeu nosso chamado e compareceu em peso nesta negociação. Trabalhadores unidos são sempre mais fortes! Cartão vermelho pro retrocesso!


Nenhum comentário: