segunda-feira, 8 de abril de 2019

Data-base 2018: Governo aceita voltar à mesa de negociação



Na manhã desta segunda-feira (8/4), foram realizadas reuniões mediadas por um desembargador do Trabalho para debater os entraves da data-base do setor público. O primeiro encontro tratou da EGR e da ASCAR-EMATER/RS, enquanto o segundo, de fundações e UERGS. Diversos trabalhadores estiveram presentes em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) e muitos puderam acompanhar as mediações.
O SEMAPI iniciou falando que esta é uma data-base bem atípica, com diversas interrupções por conta de eleições, debate da representatividade do SESCON e mudança de governo. Além disso, a proposta do governo é muito dura, com caráter punitivo e retirada de direitos. Por isso, foi amplamente rejeitada pelos trabalhadores em assembleia.
O Sindicato propôs que o acordo fosse renovado, mantendo as cláusulas vigentes até a próxima data-base (31/5), já que faltam poucos dias para se iniciar uma nova negociação coletiva. O governo, no entanto, não aceitou essa sugestão e ratificou o que já havia proposto.
Como não houve entendimento, o governo aceitou voltar a negociar debatendo apenas as cláusulas com maior divergência. Assim, um novo cronograma foi elaborado:
12/4 – 10h – Negociação EGR e EMATER - SEMAPI, governo e SESCON – na SEFAZ
12/4 – 14h – Negociação Fundações e UERGS – SEMAPI e governo – na SEFAZ
Ficou acertado entre as partes que, nas reuniões de negociação, serão discutidas apenas as cláusulas que mais afetam a categoria para se chegar num acordo final. Dessa forma, uma nova assembleia deve ser convocada após o dia 12/4 para que os trabalhadores possam deliberar sobre a proposta construída e, então, levar os resultados para as reuniões de mediação que ocorrerão no dia 23/4, no TRT-4.
Conheça os principais pontos desta negociação:

Nenhum comentário: