quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Data-Base 2018: Proposta do governo é rejeitada


Com o auditório do SEMAPI lotado, foi realizada, na tarde desta quarta-feira (26/12), a Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a proposta do governo para a data-base 2018. A categoria rejeitou o que foi proposto tanto para as fundações e UERGS, quanto para EGR e ASCAR-EMATER/RS.
Na maioria de suas manifestações, os presentes pontuaram que o que o Estado propõe é uma afronta aos trabalhadores, sendo considerado o pior governo que o Rio Grande já teve. Agora, com a assembleia em aberto, o Sindicato deve convocar um novo encontro para construir junto à categoria um calendário de luta e resistência.
Os pontos cruciais para a negativa da proposta foram: o caso do vale alimentação e auxílio-educação infantil, em que foi proposto o corte do benefício quando não houver "efetivo trabalho”, como por exemplo, para quem estiver afastado por motivo de saúde", além da diminuição do número de liberações para diretor de sindicato e de associação e alterações na cláusula do plano de saúde.
Mesmo que a proposta tenha sido melhorada desde a última reunião de negociação com o governo, que retirou temas bem polêmicos, ainda assim não foi suficiente para ser considerada uma boa proposta pela categoria, uma vez que retira direitos arduamente conquistados.


FASE e FPE
Os servidores da FASE e FPE também reprovaram a proposta específica para estas duas instituições no caso da Folga Extra Mensal (FEM) e da jornada compensatória.
Votações
No caso das fundações e da UERGS, a proposta foi rejeitada por maioria. EMATER e EGR, por unanimidade. No caso específico da FASE e FPE, a proposta foi rejeitada por unanimidade também.

Nenhum comentário: