sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Data-Base 2017: Setor público e privado negociam com SESCON




Na tarde desta sexta-feira (18/08), ocorreu a negociação coletiva entre SEMAPI e SESCON-RS pela data-base 2017. Na reunião, foram debatidas as cláusulas referentes ao setor público e setor privado.

A proposta patronal para as cláusulas com repercussão financeira, para público e privado, incluiu 3,99% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (maio), mas parcelado: 2% seriam recebidos retroativamente a maio, e 1,99% em outubro.

Como a data-base para o setor público é junho, e neste período o INPC é de 3,35%, os servidores receberiam 0,62% a mais. Só que, como existe um residual de 4,68% da negociação do ano passado, ficaria faltando 4,03%, que seria negociado na próxima data-base.



Todas as cláusulas sociais com repercussão financeira seriam reajustadas com relação ao INPC integral (3,99%, para setor público e privado). O SEMAPI fez questão de dizer que é um absurdo que um índice tão baixo ainda seja parcelado, e uma nova reunião de negociação foi marcada para que o sindicato apresente sua contraproposta. Está agendada para o dia 31 de agosto, às 15h30, na sede do SESCON-RS (Rua Augusto Severo, 168 – POA).

O SEMAPI chama a atenção à necessidade de luta e mobilização neste momento, para que se consiga melhorar esta negociação. Somente unidos conseguiremos avançar. Participe! A união faz a luta!



Nenhum comentário: