quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Data-base 2017: SEMAPI apresenta contraproposta ao SESCON



Na tarde desta quinta-feira (31/08), SEMAPI e SESCON voltaram a se encontrar para negociar a data-base de trabalhadores e trabalhadoras dos setores privado e público. Na reunião, o SEMAPI apresentou sua contraproposta, que deve ser analisada pelo sindicato patronal.

Entre os pontos destacados, estão o pagamento integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que em maio foi de 3,99% para o setor privado, mais ganho real de 2%. No caso do setor público, seriam os mesmos índices, mas, como a data-base para esta categoria é junho (e o INPC do período foi de 3,35%), os 0,62% a mais e os 2% entrariam para abater os 4,68% devidos do ano passado.

Nos vales, o SEMAPI argumentou que é impossível se reajustar apenas pelo INPC, visto que a cesta básica de Porto Alegre é a mais cara do Brasil e o custo com a alimentação de uma forma geral está bem alto. Assim, foi pedido um reajuste de 11,20% no vale-refeição e no vale-rancho para ambos os setores, e ainda no abono natalino para o setor público (já que o privado ainda não possui).



Foi ressaltada a importância do auxílio-creche para o setor privado, bem como a liberação para exames de mamografia e de próstata. O sindicato também apresentou uma cláusula que não estava na pauta de reivindicações, visto que esta foi feita antes da aprovação da reforma trabalhista. O texto visa proteger a categoria e, dentre outras coisas, diz que a convenção coletiva se sobrepõe aos acordos individuais firmados, e que as rescisões devem continuar ocorrendo no sindicato, pois é uma maneira de fiscalizar se a convenção está sendo cumprida e se os direitos estão assegurados.

O SESCON ficou de analisar o que foi apresentado e dar um retorno na próxima reunião de negociação, agendada para o dia 11/09, às 15h30, na Rua Augusto Severo, 168, Porto Alegre. Neste mesmo dia, às 9h, o Fórum de Representação de Base estará reunido para avaliar os caminhos desta data-base.










Nenhum comentário: