quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Data-base 2016: SEMAPI e SESCON não entram em acordo e negociação continua



Na tarde desta quarta-feira (21), houve mais uma reunião de negociação entre o SEMAPI e o sindicato patronal, o SESCON-RS. Trabalhadores e trabalhadoras do setor privado compareceram novamente em bom número, mas, mesmo assim, a proposta apresentada pelos patrões não foi totalmente satisfatória.


A oferta prevê reajuste de 8%, retroativo a maio, e mais 1% em novembro de 2016, não atingindo o INPC do período (9,83%). O sindicato patronal ainda propõe o mesmo critério para os pisos salariais e para o vale-alimentação, com exceção daquelas empresas que pagam o valor acima do convencionado; estas seriam desobrigadas a dar reajuste neste ano.



Sobre a cláusula nova que trata da falta para acompanhamento escolar, o SESCON concorda com a proposta do SEMAPI de que as duas primeiras horas de falta seriam abonadas e o trabalhador teria que compensar a partir da 3ª hora. No entanto, quer que valha apenas três vezes ao ano, com informação 48 horas antes, e o comparecimento não poderá ser superior a três horas. Cláusulas como vale-cultura, triênio e auxílio-creche não foram aceitas.


O SEMAPI pediu uma nova reunião, mas já deixou claro que não abre mão da integralidade da reposição da inflação do período (INPC), e também do reajuste para aqueles que recebem o vale-alimentação acima do que está na Convenção Coletiva de Trabalho. É inadmissível que uma parcela da base não receba as perdas inflacionárias do período. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 30 de setembro, às 15h, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168 - POA). Esperamos mais uma vez o apoio da categoria. Participe!





Nenhum comentário: