sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Data-Base 2016: SEMAPI e SESCON entram em acordo



Depois de sete reuniões de negociação pela data-base 2016, finalmente SEMAPI e SESCON-RS entraram num acordo. No encontro realizado na tarde desta sexta-feira (30/09), chegou-se numa proposta que contempla trabalhadores e trabalhadoras do setor privado.

A palavra estava com o SEMAPI, que apresentou sua contraproposta frente ao que foi apontado pelo SESCON na última reunião. Os patrões pediram um tempo para pensar e depois expuseram uma nova proposta. Essa sistemática aconteceu por outras vezes durante a reunião até que se chegasse numa proposta final. O SEMAPI também teve que consultar os demais trabalhadores que não puderam participar do encontro e que aguardavam do lado de fora. Todo esse empenho, dos dois lados, era para que se conseguisse finalizar o processo hoje.



Agora, o SEMAPI irá agendar a assembleia para que os trabalhadores decidam se aprovam ou não o que está sendo proposto. O sindicato também já adiantou que gostaria que as empresas pagassem os reajustes devidos logo após o acordo ser firmado, já que algumas esperam o registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que às vezes demora muito. O SESCON deixou claro que a sua orientação é de que o pagamento seja feito assim que estiver assinado o acordo entre as partes, e com o protocolo de entrada no MTE, não necessitando aguardar o registro.

Queremos frisar que essa negociação foi uma conquista do SEMAPI e também da categoria, que participou e ajudou a pressionar por melhorias. Lembrando que os patrões começaram a negociação oferendo 0% de reajuste nos vales e valores bem abaixo da inflação para os reajustes salariais. É negociando e lutando que se consegue avançar!


Confira os principais pontos da proposta
que será levada para assembleia:

Reajuste salarial geral e pisos salariais
8% retroativo a maio de 2016
+1,83% em novembro - ficando 9,83% a partir de novembro de 2016

Vale alimentação
Para quem ganha atualmente até R$18 - reajuste de 9,83% retroativo a maio
Para quem ganha mais de R$18 - reajuste de 5% retroativo a maio

Auxílio-rancho e demais cláusulas com repercussão financeira
Reajuste de 9,83%

Abono de falta para consulta médica
Continua sendo 12 dias ao ano como limite máximo, mas sem limite de dias por mês

Abono de falta para acompanhamento de filho(a) até 12 anos na escola
As duas primeiras horas de falta serão abonadas e o trabalhador terá que compensar a partir da 3ª hora. Com comunicação 48 horas antes, e o comparecimento não poderá ser superior a três horas, e será limitado a três vezes ao ano.




Nenhum comentário: