segunda-feira, 2 de junho de 2014

Data-Base 2014: Trabalhadores da EPTC permanecem em greve



Desde as 6h da manhã desta segunda-feira (2), os trabalhadores da EPTC (exceto os agentes de fiscalização), estão com suas atividades paralisadas. A categoria decidiu unanimemente, em assembleia realizada às 11h, que a greve continua por tempo indeterminado até que uma proposta satisfatória da empresa para a Data-Base 2014 seja apresentada.

Na sexta-feira (30), com a informação de que a categoria entraria em greve, a EPTC marcou uma reunião de emergência com o SEMAPI, juntamente com o Comitê de Política Salarial da prefeitura. No encontro, foi apresentada a seguinte proposta: reajuste salarial de 6,28%, referente ao IPCA, pago em até 10 dias em folha suplementar se a categoria optasse por suspender a greve, e a garantia de continuar a negociar as demais cláusulas, inclusive as com repercussão financeira.


O SEMAPI deixou claro, mais uma vez, que a categoria decidiu pela greve porque está se sentindo discriminada dentro da própria EPTC, que concedeu aos agentes de fiscalização um ganho real (além da inflação) no adicional de risco de vida de 5% em 2013, mais 5% neste ano. O Sindicato reiterou a proposta de um abono de R$200 aos trabalhadores, como forma de compensar o tratamento desigual com que a categoria vem sendo tratada nas negociações coletivas.

O Comitê reconheceu que houve um tratamento diferenciado na Data-Base de 2013, e que a prefeitura pretende reparar neste ano o desequilíbrio de tratamento interno na EPTC. O SEMAPI informou que a proposta seria colocada para apreciação em assembleia, mas antecipou a dificuldade de aprovação, devido à forte insatisfação dos trabalhadores.



Uma nova reunião de negociação entre SEMAPI e EPTC está marcada para a próxima quarta (4), às 10h. Enquanto isso, Sindicato e trabalhadores estão mobilizados em frente à sede operacional da empresa (Rua Gênova, 170), aguardando uma sinalização positiva da prefeitura para reavaliar os próximos passos do movimento.





Nenhum comentário: