quinta-feira, 29 de maio de 2014

Data-Base 2014: Trabalhadores da EPTC entram em greve a partir de segunda (2)




Os trabalhadores da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), exceto os agentes de fiscalização, entram em greve a partir da segunda-feira (2). A decisão unânime foi tomada em assembleia organizada pelo SEMAPI, nesta quinta-feira (29), em protesto pela forma desigual como a categoria vem sendo tratada nas negociações coletivas.

Os trabalhadores querem ser valorizados assim como os agentes de fiscalização, que tiveram um ganho real (além da inflação) no adicional de risco de vida de 5% em 2013, mais 5% neste ano. Entre os pontos reivindicados, está também um abono salarial de R$200 para todos os trabalhadores, como forma de minimizar a desigualdade de tratamento entre categorias.



Proposta Data-Base 2014

A proposta da EPTC, negociada junto ao Comitê de Política Salarial do município, é de 6,28% de reajuste salarial, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este índice seria parcelado: 2,5% retroativo a maio e 3,78% a partir de janeiro de 2015. As demais cláusulas com repercussão econômica seriam reajustadas pelo IPCA integral (6,28%) a partir de maio. Os agentes de fiscalização estarão recebendo no salário de maio os 6,28% do IPCA, sem parcelamento, mais 0,25% de ganho real.




Com a greve, os serviços de implantação e manutenção de toda a sinalização de trânsito, como sinaleiras, faixas de segurança e placas de sinalização ficam paralisados, bem como a elaboração e execução de projetos de mobilidade urbana, o atendimento ao cidadão, a manutenção de estacionamentos alternativos, o controle das passagens escolares e vistoria dos veículos de transporte coletivo, entre outros.





Nenhum comentário: