segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Data-Base 2017: Fórum de Base deve avaliar proposta

O Fórum de Representantes de Base (FRB) do SEMAPI deve avaliar, nesta terça-feira (12/09) a proposta construída entre SEMAPI e SESCON pela Data-Base deste ano. Os termos foram negociados na tarde de segunda (11/09), para trabalhadores e trabalhadoras do setor privado e também público (Fundações, EGR, UERGS e EMATER).



O sindicato patronal apresentou, primeiramente, uma proposta de parcelamento de reajuste salarial, o que foi rechaçado pelo SEMAPI, que expôs outra alternativa. No fim, SEMAPI e SESCON avançaram e conseguiram chegar num meio termo. Os representantes devem avaliar se a proposta será levada para assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras.

O SEMAPI está ciente de que a proposta está abaixo do esperado pela categoria, mas reconhece que se chegou a um limite negocial, em que as duas partes abriram mão de questões para se ter um texto razoável. Nesta terça-feira, iremos informar sobre uma possível assembleia.





Confira os principais pontos da proposta:




- Reajuste salarial privado: 4% nos pisos

3,99% para os salários acima dos pisos (100% do INPC/data-base maio)

- Reajuste salarial público: 3,99% (100% do INPC/data-base maio)

*Pagamento retroativo à data-base


- Vale refeição público + privado: 4% retroativo à data-base + 2% em outubro, totalizando 6%

*Retroativos deverão ser pagos na folha de outubro


- Residual público (remanescente da negociação de 2016): a ser negociado até 31/10/2017



- Compromisso de voltar a negociar em 31/10 o fracionamento de férias e compensação de jornada, a prevalência do acordo coletivo sobre acordos individuais e o acompanhamento das rescisões pelo SEMAPI (questões que precisam ser acertadas devido à reforma trabalhista). Também serão debatidos: auxílio-creche, dispensa para exame de mama e próstata (setor privado), além de outras demandas – público + privado



- Todas as demais cláusulas sociais serão mantidas até a data-base de 2018 – público + privado















Nenhum comentário: