sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Data-Base 2013: negociação do setor público finalmente começa

O governo do Estado finalmente começou a negociar, apresentando uma contraproposta que desta vez pode ser considerada passível de avaliação. A reunião de negociação que ocorreu na manhã desta sexta-feira (16) foi considerada pelo SEMAPI e pelos trabalhadores do setor público que estavam presentes como o início da Data-Base 2013, tendo em vista o conteúdo das propostas anteriores.



Hoje, o governo reconheceu a importância da negociação anual para os trabalhadores e retirou a proposta de vigência da Convenção Coletiva de dois anos. Com relação ao reajuste salarial, o Estado apresentou um aumento de 0,7% além do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (6,95%). Este índice se estende a todas as cláusulas com repercussão financeira.

O SEMAPI salienta que é preciso avançar mais, principalmente no índice, pois o valor está muito aquém do que está sendo pedido e do que a categoria merece. No caso dos Planos de Empregos, Funções e Salários (PEFS), o governo se comprometeu a levar o plano de algumas fundações à apreciação na Assembleia Legislativa ainda neste ano, mas o Sindicato entende que todas as fundações devem ter seus planos aprovados, visto que 2014 é ano de eleições e os concursos públicos devem ser efetuados até abril, precisando dos PEFS para isso.



 O Sindicato também colocou na mesa de negociação a necessidade de comissão paritária na elaboração dos planos da ASCAR-EMATER/RS e a importância da liberação dos trabalhadores desta instituição para as atividades do SEMAPI. Atualmente, eles são autorizados apenas quando a atividade tem ligação direta com a sua função na empresa, o que restringe o movimento sindical e a própria democracia. Também foi abordada a importância da manutenção da dispensa dos trabalhadores da FZB para receber seus salários, o vale transporte em pecúnia para os trabalhadores da UERGS e de algumas unidades da FASE, além de melhorias no vale alimentação, auxílio-educação infantil e no reajuste para os trabalhadores da extinta CORLAC. Ainda há outras cláusulas sociais que ainda não foram contempladas e que o SEMAPI destacou ser importante para a categoria.

 A proposta do governo será discutida na reunião do Fórum de Representação de Base do SEMAPI, que ocorrerá durante toda a tarde hoje. Nesta reunião, será construída uma nova contraproposta que será debatida junto ao governo na próxima reunião de negociação, agendada para o dia 22 de agosto, às 15h, em local a ser definido. É importante que todos os trabalhadores continuem mobilizados e participem das negociações para que nossas reivindicações sejam ouvidas. A hora é agora!







Um comentário:

João disse...

Meu deus, esse descaso que nos tratam, quando fui na mobilização sexta em Poa, fiquei sabendo de colegas do interior que moram longe de casas da FASE, que pagam do próprio bolso a passagem, tipo santa Maria e Santo Angelo, que não aguentam mais pagar o transporte para trabalhar, tamanho o descaso da FASE com os trabalhadores que nem isso pagam! MOBILIZAÇÃO JÁ!