quinta-feira, 30 de julho de 2015

Data: Base 2015: Proposta do Governo causa indignação da categoria



Insatisfeitos com as medidas do Governo Sartori e, principalmente, com a constante ameaça de atraso e parcelamento de salários, centenas de trabalhadores lotaram a frente do SESCON para mais uma reunião de negociação. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (30), dentro da Data-Base 2015.

O governo começou a reunião com o discurso batido sobre a crise financeira do Estado, afirmando que a situação é crítica e que todo mês é uma briga para quitar a folha de pagamento. Os representantes do governo disseram que estão negociando baseados nas recomendações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que tem caráter orientativo, e que a ideia é estabelecer um diálogo, com uma boa negociação. No entanto, a proposta apresentada não demonstra que o governo quer mesmo negociar.


Entre os destaques apresentados está o adiamento da negociação do reajuste salarial, que aconteceria só em janeiro de 2016. Os benefícios como vales seriam reajustados baseados no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) do período, que é de 8,76%, mas o auxílio-rancho teria uma contrapartida do trabalhador. O SEMAPI lembrou que este benefício foi criado para recomposição salarial, durante governos anteriores. O assessor do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), Claudio Kuhne, reconheceu que este auxílio foi dado por conta de reajuste salarial, mas que essa é a recomendação da PGE justamente para evitar a incorporação no salário.

Mesmo dizendo que o governo fará o possível para pagar em dia os trabalhadores, a proposta apresentada prevê a retirada da multa em caso de atraso salarial, que deve ser pago até o 2º dia útil de cada mês, conforme negociação coletiva. Kuhne disse que diante da situação financeira do Estado, não há como pagar uma multa altíssima. O SEMAPI lembrou que essa multa já foi bem mais alta, e também deixou claro que a ideia não é receber a multa, mas ter o pagamento em dia.


O governo também propõe a compensação de horas dentro do mês, visando diminuir o número de horas extras. O próprio governo reconheceu que esta proposta tem pouquíssimos avanços e, até mesmo, alguns cortes significativos. Assim, o SEMAPI irá levar o que foi proposto para debater com o Fórum de Representantes de Base, mas a reação dos trabalhadores mobilizados no local já mostrou grande indignação com a proposta.

A próxima reunião de negociação já ficou marcada para o dia 10 de agosto, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168 - Porto Alegre). Esperamos que, mais uma vez, a categoria esteja presente, pressionando por melhorias nessa Data-Base. Quem faz grande o Rio Grande são os trabalhadores!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Data-Base 2015: Reunião Setor Público



ATENÇÃO, Trabalhadores do Setor Público (Fundações, UERGS, EGR e ASCAR-EMATER / RS)!

A Próxima Reunião de Negociação Já foi Marcada: Soros NÃO dia 30 de julho, à partir das 14h30, no SESCON-RS (Rua Augusto Severo, 168 - Porto Alegre). Haverá Ônibus Saindo do Largo da Epatur Às 14h. Converse com o Seu representante de base e participe!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Data-Base 2015: Trabalhadores da EPTC aprovam proposta


A proposta construída nas reuniões de negociação entre o SEMAPI, trabalhadores e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi aprovada por ampla maioria de votos em Assembleia Geral da categoria realizada nesta sexta-feira (17). Agora, o acordo será revisado para depois ser assinado entre as partes.

Durante encontro, os trabalhadores puderam esclarecer dúvidas e avaliar a proposta apresentada. O SEMAPI ressaltou que o nível de negociação com a empresa melhorou muito e que os trabalhadores, há tempos, estão dando uma grande demonstração de força e discernimento. O Sindicato agradece o comprometimento e a participação de toda a categoria, pois somente unidos podemos nos fortalecer.


Confira os principais pontos do texto aprovado:

CONTRAPROPOSTA FINAL DA EPTC: acordo por dois anos

Reajuste salarial 2015: IPCA 2015: 8,17 %
- 4% maio 2015
- 2% dezembro 2015
- 1,97% janeiro 2016

Reajuste salarial 2016: IPCA 2016 + 1%
- 70% IPCA+1% maio 2016
- 30% IPCA até dezembro 2016

Vales alimentação/refeição e demais cláusulas sociais com repercussão financeira:
2015 - 8,82% maio 2015
2016 - IPCA+1% maio 2016

- Benefício compensatório: incorporação ao básico da matriz mediante termos de acordo a ser negociado em janeiro/2016
- Abono assiduidade: 5 dias – O empregado que apresentar abonos de falta justificada por motivo de doença, a partir do quinto dia de atestado, perderá um dia de abono a cada dia de atestado apresentado
- Redução da jornada de trabalho de 44h para 40h para os funcionários de nível fundamental, a partir de 11 de agosto/2015
- Acompanhamento em consultas, exames, hospital: filhos menores e pais acima de 60 anos
- Inspeção veicular da frota: uma vez ao ano
- Extensão do intervalo intrajornada em acordo com chefia, mediante compensação
- Liberação para assembleias: 6h/ano
- Liberação de dirigentes de associações, mediante solicitação e autorização da diretoria da EPTC
- Poder transformar uma folga dupla em duas simples, a pedido do funcionário
- Licença paternidade: sete dias




quinta-feira, 16 de julho de 2015

Data-Base 2015: SEMAPI rechaça proposta patronal e marca nova reunião de negociação



O SEMAPI rechaçou, nesta quarta-feira (15), a contraproposta do Setor Privado pela Data-Base 2015, apresentada pelo SESCON-RS, por não chegar nem perto das necessidades da categoria. Com a desculpa de que o foco é a manutenção dos empregos, a proposta apresentou um reajuste bem abaixo do esperado e negou todas as melhorias nas cláusulas sociais.


A crise alegada pelos patrões não é vista pelo Sindicato, pois o número de trabalhadores que pede demissão é bem maior do que os que são demitidos, e há empresas que estão buscando novos funcionários.



O SEMAPI irá apresentar uma nova defesa da pauta de reivindicações no dia 3 de agosto, às 16h, na sede do SESCON-RS (Rua Augusto Severo, 168 - Porto Alegre). Vamos lotar o auditório do patronal para lutar por nossos direitos. Participe!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Data-Base 2015: SEMAPI defende demandas dos trabalhadores públicos

A segunda (13) foi dia de embate pelos direitos do Setor Público. Em nova reunião de negociação, dentro da Data-base 2015, SEMAPI e governo do Estado novamente colocaram suas demandas e discutiram formas de garantir ganhos aos trabalhadores. Neste encontro, o Sindicato fez o destaque das cláusulas da pauta de reivindicações, com as devidas justificativas.

O SEMAPI destacou que o objetivo estratégico é unificar as negociações, buscando uma única Convenção Coletiva, já que hoje, ASCAR-EMATER, Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e Universidade Estadual do RS (UERGS) são negociadas juntas, mas possuem acordos em separado, mas o governo insiste em separar as instituições com base em suas diretrizes. De acordo com o assessor do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), Claudio Kuhne deve haver rodada exclusiva para a EGR, pois é uma empresa que se diferencia das Fundações e da EMATER, já que possui receita própria.



A crise econômica alegada pelo governo voltou a ser usada como fator que impossibilita ganhos para os trabalhadores neste ano. Para o secretário executivo do GAE, Leandro Busatto, todas as categorias tiveram ganhos significativos nos últimos anos, mas, agora, a receita do Estado despenca, enquanto as despesas crescem. Já Kuhne ressaltou que 2015 não será um ano de avanços significativos. "Apenas vamos tentar manter o que se tem hoje com ajustes do que entendemos como abusivo."

O SEMAPI destacou que a estagnação econômica é esperada, visto que as medidas do governo só têm levado à recessão. “O executivo tem se omitido, sem cobrar a receita daqueles que podem mais, jogando o problema sobre aqueles que ganham menos". O Sindicato ainda salientou mais uma vez que os trabalhadores nunca são chamados para dividir os lucros, apenas as despesas, e que não vai permitir retirada de direitos, pois entende que prejudicar os trabalhadores não vai resolver o problema da crise no Estado. Uma nova reunião já ficou agendada para o dia 30 de julho, às 15h30, na sede do SESCON (Rua Augusto Severo, 168), na capital. Participe! Vamos mostrar a nossa força para o governo!



quinta-feira, 9 de julho de 2015

Data-Base2015: SEMAPI defende proposta da categoria da EPTC


Uma nova rodada de negociações foi aberta nesta quarta-feira (8) para trabalhadores e direção da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Em encontro, o SEMAPI defendeu a proposta aprovada em Assembleia, realizada na noite anterior. Agora, a gestão da empresa vai verificar junto ao Comitê de Política Salarial do município a possibilidade de fechar o acordo com os termos propostos pelo Sindicato.


Caso o texto seja aprovado sem alterações, não será necessária a realização de uma nova assembleia, mas, se houver uma contraproposta, o SEMAPI deve convocar novamente os trabalhadores para deliberar. Uma nova reunião já ficou agendada para a próxima quarta-feira (15), às 10h, na sede administrativa da empresa.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Data-Base 2015: Começa a negociação do Setor Privado


Dezenas de trabalhadores do Setor Privado estiveram presentes na primeira reunião de negociação da Data-base 2015. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (6), e teve como pauta a apresentação e defesa das reivindicações da categoria.

Parte dos trabalhadores pode acompanhar a reunião, conhecendo um pouco mais sobre os processos de uma convenção coletiva. Um número maior ainda de funcionários ficou no auditório do SESCON-RS, apoiando os negociadores e aguardando o resultado da reunião.


Na ocasião, o Sindicato apresentou as cláusulas melhoradas, justificando as alterações, e também as novas, que surgiram a partir da demanda da categoria. O SESCON anotou as defesas feitas pelo SEMAPI, juntamente com sua assessoria jurídica, e deve fazer uma contraproposta no próximo encontro, agendado para terça-feira (14), às 16h, na sede da Rua Augusto Severo, 168, em Porto Alegre.

A presença dos trabalhadores numa negociação coletiva é de extrema importância, pois mostra o interesse da categoria e ajuda a pressionar os patrões. A aprovação das melhorias nas cláusulas vai depender da força do debate e do poder de argumentação, além da mobilização da categoria. Participa também! Vem pra luta!






quinta-feira, 2 de julho de 2015

Data-Base 2015: negociação do Setor Privado começa na segunda (6)



ATENÇÃO, trabalhadores do Setor Privado!

Finalmente foi marcada a primeira reunião de negociação para a Data-Base 2015. Será na segunda-feira (6), às 16h, na sede do Sescon-RS (Rua Augusto Severo, 168 - Porto Alegre). Avise seu colega. Participe!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Data-Base 2015: SEMAPI convoca trabalhadores da EPTC para assembleia dia (7)



Para apreciar a proposta da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para a Data-Base 2015, o SEMAPI convoca todos os trabalhadores da empresa (exceto os agentes de fiscalização) a comparecer na Assembleia Geral, a ser realizada na terça-feira (7), às 18h30, na sede do SEMAP (Av. Lima e Silva, 280 – Porto Alegre). A decisão foi tomada após reunião de negociação com a empresa, na manhã desta quarta-feira (1).

O Sindicato continuará negociando melhorias na proposta apresentada pela EPTC até o momento da assembleia. Contamos com a participação de todos para conhecer o que foi proposto, esclarecer dúvidas e tomar a decisão para toda a categoria.